sábado, 23 de outubro de 2010

O Silêncio da Noite




FALSOS CONEJOS & JOSEPH TOURTON - NOITE FORA-DO-EIXO - CECAC

Oficialmente, ou "oficialmente" falando, tivemos hoje a segunda Noite Fora-do-Eixo no CECAC. Recebemos a turnê das bandas Falsos Conejos da Argentina e os meninos do Joseph Tourton de Recife.
O horário de verão, como bem sabemos, nos engana e então, o evento que funcionaria com o horário habitual, teve que ser um pouco adiantado (graças a uma festa monstruosa que rolou no clube ao lado do Parquim). O fato é que agora, com as demandas das bandas do circuito passando pelo CECAC (quase como sempre tivemos, mas agora sistematizado, aproximando de shows quinzenais), estamos buscando uma adaptção do melhor modelo para tais "Noites". Isso se dá pela presença de menores no projeto do CECAC e o carater noturnão dos eventos.
O CECAC estava cuidadinho, com um mutirão de limpeza organizado dias e horas antes. O equipamento mais uma vez foi dominado com o esforço coletivo incluindo as próprias bandas. E nessa noite que deveriamos passar batido, sem ser percebidos por aqueles que tanto cuidam da gente, assim em silêncio, o tom "mudo" deu as caras com duas bandas de excelente qualidade e muito competentes. Duas bandas instrumentais. Que quase ou nada falaram alí, no "palco" do CECAC. Deixaram as ondas sonoras tomar conta de tudo. Gritaram guitarras, pratos de bateria sussurraram e, quietinhos, os meninos do Parquim escutaram... Joseph é uma banda excelente, arranjos perfeitos. Intervenções sonoras envolventes. Os Conejos navega num tom mais simples se é que pode dizer assim. Passa uma sensação meio libertária, individual, do tipo: "tem que ser assim e pra mim tá bom assim". Excelente!!!
No fim das contas faltou os habituais coros da molecada com cantigas de estádio, e faltaram saudações em espanhol da parte nossa. Faltou pogo rural. Mas era dia de ouvir quietinho, sem grandes alarmes. Era dia de deixar a música passar por nós e ao menos nessa noite, deixar com que isso apenas fosse necessário, sem lágrimas e gritos.

Falsos Conejos e Joseph Tourton seguem o rumo, vão rodar mais dias e concluir uma turnê surpreendente, feita por cada um desses coletivos e parceiros. Ficamos felizes de receber ambas as bandas, e agradecemos por terem incluido a gente nessa história. É sempre bom falar sobre o CECAC e apresentar nossa gente, nosso espaço. Esperamos que voltem, pois estaremos aqui sempre (mesmo), e quem sabe faremos um canarval.

<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário